terça-feira, 28 de outubro de 2008

III - Semana a distância - Atividade: Leitura online

a) Visite o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/, vá ao link “educação inovadora” e leia o texto Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias, do professor José Manuel Moran.
b) Depois da leitura, produza um texto destacando os pontos mais relevantes abordados pelo autor.
c) Salve o texto em sua pasta/portfólio e socialize-o aqui neste espaço.

Boa leitura!

Socorro Oliveira

9 comentários:

vanda maria jacinto disse...

Mossoró, 04 de novembro de 2008.

Atividade III

Resumo do texto:"Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias"
Autor: José Manoel Moran


Com base no texto de Moran, fica mais do que claro a necessidade da nossa atualização no que diz respeito as tecnologias impostas pela mídia, principalmente a internet, recurso mais utilizado hoje em todo mundo. Tendo acesso aos mais variados e modernos recursos tecnológicos, nossos alunos já não aceitam as aulas monótonas de um passado tão próximo.
Embora se tenha colocado novas tecnologias nas Universidades e escolas, a sua utilização ainda é quase nula, servindo mais para ilustrar conteúdos do que criar desafios.
As inovações trazidas pelos meios de comunicações como o rádio, a televisão e o cinema, sem sombra de dúvidas, trouxeram novos desafios em termos de conteúdos o que gerou uma expectativa de mudanças na educação, mas, segundo o autor, muito pouco se inovou. Salvo uns poucos professores que passaram a utilizar filmes e depois vídeos para ilustrarem os conteúdos. O computador também chegou como uma ferramenta muito útil e rápida na feitura de textos, mas é a internet a fantástica evolução tecnológica, pois ainda que a escola permaneça como detentora de ser a responsável pela organização e certificação do processo ensino-aprendizagem, sabemos o quanto a internet tem favorecido esse processo, trazendo novos desafios pedagógicos para a educação.
Outro ponto relevante no texto é a questão do espaço. Até pouco tempo atrás, quando se falava em escola, se pensava em sala de aula, com um professor a frente, mas hoje, com a internet, esse espaço nem sempre é preciso, principalmente no que se refere a educação a distância por exemplo. Mas segundo, Moran: " O professor, em qualquer curso presencial, precisa também aprender a gerenciar os vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora". Tendo sempre em mente que a aprendizagem hoje se dá de forma muito abrangente, ultrapassando as quatro paredes da sala de aula. Segundo Moran, educar com qualidade implica em se ter acesso a competência para organizar e gerenciar as atividades didáticas em pelo menos quatro espaços: uma nova sala de aula ( predominando a organização e planejamento didáticos); o espaço do laboratório conectado ( visitas constantes ao laboratório de informática); a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (combinar momentos de aulas presenciais e a distância) e inserção em ambientes experimentais e profissionais ( trazer para a sala de aula, casos, projetos do cotidiano, experiências).
Diante da constatação da necessidade de inserção no mundo das novas tecnologias, mobilizar os profissionais da educação para o uso consciente e eficaz dos mesmos, bem como do aproveitamento dos espaços oferecidos, é um processo de máxima urgência. Só assim acompanharemos as modernidades dando qualidade ao processo educativo.

Vanda Maria jacinto.

Klebia disse...

A ampliação dos espaços de ensino-aprendizagem

A internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas. Ensinar e aprender estão sendo desafiados como nunca antes. Há informações demais, múltiplas fontes, visões diferentes de mundo. Educar hoje é mais complexo porque a sociedade também é mais complexa e também o são as competências necessárias.
Abrem-se novos campos na educação on-line, através da internet, principalmente na educação a distância. Mas também na educação presencial a chegada da internet está trazendo novos desafios para a sala de aula, tanto tecnológicos como pedagógicos. O professor em qualquer curso presencial, precisa hoje aprender a gerenciar vários espaços e integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora.
Nessa perspectiva, educar com qualidade hoje, precisa fundamentalmente de professores bem preparados, motivados, bem remunerados e com formação pedagógica atualizada para poder utilizar uma nova sala de aula melhor equipada e com atividades diferentes; levar seus alunos ao laboratório conectado à internet para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio das tecnologias; propor atividades que se ampliam a distância nos ambientes virtuais de aprendizagem conectados à internet; propor espaços e tempos de contato com a realidade, de experimentação e de inserção em ambientes profissionais e informais em todas as matérias ao longo de todos os anos.
Portanto,para que essa educação com qualidade possa existir realmente, é necessário a ampliação dos espaços de ensino-aprendizagem com atividades interativas ensinando e aprendendo colaborativamente seja de forma presencial ou virtual.


Mossoró, 04 de novembro de 2008.


Francisca Klébia Dantas Bezerra.

Luzimar Fernandes disse...

mportância das tecnologias para a educação

Segundo Moran :”A internet e as novas tecnologias estão trazendo no vos desafios pedagógicos para as universidades e escolas”.
Com base nesta concepção, entendemos que as tecnologias foram colocadas nas escolas e universidades para atender as reivindicações dos alunos por não suportarem mais as aulas monótonas dos professores.
As mídias trouxeram desafios, novos conteúdos, histórias e vocabulários, na expectativa de acontecer mudanças significativas na sala de aula, porém o professor não mudou o seu fazer pedagógico.
Já faz algum tempo que o acesso a internet deixou de ser única e exclusivamente pelo computador. Hoje a rede mundial de computadores está nos celulares WAP, nos PDAs, etc. Porém as atividades de sala de aula continuam voltadas para a fala do professor e dos textos escritos, ou seja, o professor não vê o computador como um elemento que pode melhorar o ensino e aprendizagem.
Por estarmos na era do conhecimento, educar hoje é mais complexo. A sociedade exige que a escola desenvolva um trabalho que oportunize ao aluno construir as competências necessárias para viver nesta sociedade.
É necessário então, ensinar e aprender a utilizar todos os recursos tecnológicos e estar preparado para usufruir do mundo de informações que eles disponibilizam, bem como, aproveitar as novas possibilidades de organização das aulas que a internet e as outras tecnologias oferecem.
Por ser a sala de aula um espaço adequado para o ensino de aprendizagem, o professor deve adquirir competência para gerenciar os ambientes virtuais. Ao conectar a sala de aula a internet, abre-se o espaço para o aluno desenvolver atividades importantes como, pesquisar, produzir textos, trocar experiências, etc.
Portanto, entendemos que é de suma relevância estabelecer o tempo de presença física e o tempo de atividades virtuais em sala de aula nos currículos escolares.

Dulceneide Holanda disse...

Mossoró,24 de novembro 2008

Atividade 03

Considerações sobre o texto: Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias.(MORAN).

Olá! Mais uma atividade que bom!!


Nos dias atuais, estão sendo generalizados em escolas e Universidades de todo o mundo, as novas tecnologias. Como toda essa tecnologia ainda está bem distante da sala de aula, continua o professor falando o tempo todo e o aluno apenas ouvindo. Para Moran, as novas tecnologias estão ai para revolucionar o mundo, ou seja, e nos aproximar da realidade. Esses novos desafios didáticos:o cinema, a televisão o rádio,etc., fizeram uma grande revolução, esperávamos grandes mudanças nos conteúdos históricos e na linguagem, mas, a nossa escola evoluiu muito pouco, mesmo com todas essas ferramentas, ainda estão sendo utilizadas de forma muito tímida.
O computador fez uma grande revolução, tanto a escola como a sociedade, estão sendo privilegiadas. O professor muitas vezes, não percebe a revolução tecnológica ao seu redor. A tecnologia está facilitando o processo ensino aprendizagem, criando novos horizontes, fazendo fluir uma educação on-line, através da internet principalmente na educação à distância. A internet tem trazido novos desafios para sala de aula, tanto pedagógicos como tecnológicos. Antes o professor se preocupava apenas com a sala de aula, atualmente professor e aluno continuam seus estudos ou pesquisas na internet.

Dulceneide Holanda

Anônimo disse...

Gízela Sousa disse...
OS novos espaços de atuação do educador com as tecnologias.
De acordo com o texto de Moran as novas tecnologias estão dentro de nossas casas, nas escolas e nas universidades.Há cada dia estamos nos deparando com novidades tecnologicas. Ensinar é uma nova maneira através da tecnologia, os alunos estão cansado e não suportam mais o professor falando,falando,e eles escutando.
O mundo tecnologico mudou esse contexto, hoje o professor interagem com o aluno atraves de computadores, celulares.
Segundo Moram, o professor em qualquer curso presencial, precisa aprender a gerenciar os vários espaços e a integrá-los de forma equilibrada e inovadora.Educar com qualidade é preciso estar preparado, motivado e atualizado para poder transmitir segurança aos seus alunos.

Thelma disse...

Os Novos espaços de atuação do educador com as tecnologias.


O papel do professor diante das novas tecnologias é de muita responsabilidade pois precisamos estarmos conciente de nossas mudanças nessas evolução no mundo de hoje não é preciso somente evoluir nas novas tecnologias,mais sim nas metodologias que aplicamos em sala de aula porque o importante é andarmos juntas.Como o proprio texto nos fala os alunos já estão achando um tedio de chegarem em sala de aula e o aluno fica de frente para o professor por horas só escrevendo e ouvindo a mesma forma de aplicar as aulas . Ensinar e aprender está sendo um desafio muito grande hoje as visoes de aprendizagem é muito diferentes e mais complexos.As tecnologias já está no alcance dos nossos alunos precisamos nos aperfeiçoarmos para passarmos a orientar nossos alunos de forma precisa.

Eva disse...

O papel do educador no contexto das novas tecnologias é fundamental,
tendo em vista que com as ferramentas proporcionadas pela internet,
ele poderá inovar suas aulas deixando mais atrativas, ampliando os
conhecimentos que sejam de seus interesses. Além de auxiliar na
interação de trabalhos coletivos, como também possibilita aos seus
alunos a inclusão digital.

Candida disse...

Atividade 03
Ler Textos, tirar idéias principais e sintetizar os mesmos; Págs: 79 e 80 Idéias Principais:Novos desafios a serem enfrentados perante as mais recentes Tecnologias Mundiais dentro de um Processo Educacional; O uso de tecnologias não para ilustrar conteúdos e sim preparar educadores e educandos a viverem a realidade que já existe as Mudanças Tecnológicas; Qualificar professores para gerenciar, ajudar , estimular ...educandos a inovar e acompanhar esta evolução mundial , usando modernas estratégias. Em resumo , as mundanças já acontecem o que necessitamos é estarmos dispostos a acompanhá-las.

Canindé Santos disse...

Atividade 4 Sobre José Manuel Moran

Novas Técnicas na Aprendizagem Escolar


A comunicação é um forte aliado em nossas vidas essencialmente, na aprendizagem cognitiva. É tanto, que na maioria das vezes não damos conta dos diversos processos em que ela acontece. Porém, mediante novas técnicas e aparelhos eletrônicos modernos; tanto a escola como os que nela estão inseridos, têm a necessidade de se incluir e no mínimo, melhorar sua produção e sua prática escolar, priorizando a dinâmica de uma aprendizagem motivadora norteando a interação, a preparação e o convivio com a qualificação do cidadão. Objetivando criar conta de e-mail, envio de mensagens eletrônicas, elaboração de textos, bem como, outros recursos que com certeza dará suporte para uma vida mais preparada para enfrentar parte dos desafios no mundo competitivo onde vivemos.
Portanto, segundo a Epistemologia Genética de Piagete; dependemos de um processo construtivo por meio da construção e reconstrução dos sistemas e dos significados lógicos de cada um de nós. Assim, podemos enxergar a importância da nossa constante interação com a natureza, o mundo externo, as tradições e o moderno, bem como, as diversas formas de linguagens sem esquecer no momento, da tecnologia que vai muito além de uma ferramenta que mostra mensagens por encadeamento permitindo ver listas de mensagens na sua originalidade e respostas como (réplica e tréplica) refazendo a dinâmica do discusso.