quarta-feira, 17 de setembro de 2008

I Semana a distância - atividade 1: Do sonho aos ares: elaboração do texto p. 27

Assista ao vídeo Do sonho aos ares, salvo na área de trabalho dos computadores da sua escola ou baixe-o do portal Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17623) e, em seguida, elabore um texto (manuscrito) a partir da história contada nele. Abaixo estão alguns ítens a serem considerados quando da elaboração do seu texto:• Relação da história abordada no vídeo com a evolução tecnológica e com a informática em particular;• Essa evolução afeta nossa vida? De que forma?• Como a informática pode modificar a sua vida pessoas e profissional?• Você já sentiu vontade de acessar a internet? Para qual motivo?Além desses itens, escreva sobre você, sua vida e atividades que desenvolve, buscando resgatar suas experiências com algum tipo de tecnologia e com computadores.Sucesso!Socorro Oliveira

12 comentários:

Anônimo disse...

Mossoró, 04 de outubro de 2008.
Curso: Introdução a Educação Digital
Atividade nº 1
Reflexão sobre o texto da musica: O planeta movido pela internet, é escravo da tecnologia e do Vídeo: Dos sonhos ao Ares
O vídeo “ Do sonho aos Ares”, nos mostra o esforço e as tentativas de Santos Dumont até conseguir êxito no seu grande experimento, uma máquina que voasse. Em 1906, o 14 Bis, nome que deu a essa máquina, foi o grande marco de sua vida, pois deu origem as diversas aeronaves ao longo dos tempos até se chegar as mais modernas que existem hoje.Assim também, a música “O planeta movido a internet, é escravo da tecnologia” interpretada pelos repentistas, Raimundo Nonato e Nonato Costa, nos faz refletir sobre o ritmo acelerado com que vem se modificando nossos hábitos de vida, decorrentes das novas tecnologias.
Podemos observar ao nosso redor, as vantagens que a modernidade nos oferece, e que aos poucos fomos absorvendo e tornando-as parte do nosso dia a dia.Durante muito tempo e até pouco tempo atrás, era comum o uso de aviões barulhentos, pequenos e pouco seguros, de máquina de datilografia, disco de vinil, TV com canais limitados(locais), correspondências enviadas pelo correio tradicional, telefones só com linhas fixas, e por ai se vai. Hoje no entanto, nos deparamos com aviões supersônicos, capazes de romper a barreira do som, com a transmissão via satélite, para onde antenas potentes são direcionadas para a captação de sinais de todo o mundo, repassando os acontecimentos em tempo real. A telefonia celular, também é produto desse sistema de transmissão. Aparelhos modernos com inúmeras funções, são criados todos os dias para atender a demanda exigente do usuário.Os aparelhos minúsculos de MP3 e 4 com capacidade gigantesca de armazenamento de músicas, vídeos e arquivos de um modo geral, que você carrega para onde quiser.também faz parte dessa tecnologia Hoje além da transmissão de sinais de TV analógicos, temos também o sinal digital, ativo em algumas cidades. Os aparelhos de TV, também sofreram mudanças ao longo dos anos, hoje temos aparelhos com tela LCD e com receptor de sinais digitais, permitindo assim uma imagem de qualidade. Mas dentre essas tecnologias modernas, o computador, sem sombra de dúvidas tem se destacado. De início era lento e grande, hoje, micro e rápido, eles estão presentes na maioria dos aparelhos eletrônicos. Por facilitar o nosso dia adia, seja nas comunicações, na elaboração de textos, pesquisas, conversações, conferência virtuais, lazer, etc., cada vez mais tem sido usado por pessoas desde a mais tenra idade aos mais velhos. Tem crescido assustadoramente o número de pessoas que acessam a internet por tempo integral, mudando assim conceitos antigos, onde a TV era vista como uma vilã, pois conseguia manipular a atenção de toda família, cada qual ligado em seu programa preferido, e hoje o computador a supera, pois virou mania mundial estar ligado virtualmente, mas com uma diferença, na maioria das vezes o internauta pode participar e discute a informação recebida. O processo de interação na internet é fabuloso.
Particularmente falando, eu comecei a me valer dos recursos de informática por necessidade, mas aos poucos fui descobrindo a riqueza de conteúdo de pesquisa, oferecido através da internet, a facilidade e a velocidade em mandar e-mails e conversar com pessoas que estão distantes, ou seja, uma forma fácil de encurtar o tempo e as distâncias, enfim, hoje já não sei viver sem o computador e as vantagens que ele oferece. Profissionalmente estou ligada a ele, pois sou monitora do laboratório de informática.

Vanda Maria Jacinto

Anônimo disse...

From: v.m.j@hotmail.com
To: suniey@hotmail.com
Subject: Boa tarde!
Date: Sun, 5 Oct 2008 23:02:16 +0300

Mossoró, 05 de outubro de 2008.


Ola Suniey,

Como segunda tarefa da aula do curso: Inclusão Digital, tive que escolher um amigo(a) para relatar minhas impressões sobre o nosso primeiro encontro presencial, dai escolhi você, e o que tenho à dizer, é que gostei por vários motivos:
- pela oportunidade em participar do curso,
- por ser um assunto necessário no nosso dia a dia e...
- pela paciência da professora em conduzir os trabalhos entendendo nossas limitações.
Quanto ao conteúdo trabalhado, foi muito bom refletir sobre o mar de tecnologias ao qual estamos mergulhados, e o quanto é necessário termos o domínio do seus funcionamentos para que possamos usufruir todo benefício que elas nos oferecem.

Tenha uma boa tarde! e até amanhã se Deus quiser!

Anônimo disse...

Mossoró,16 de outubro de 2008

Atividade nº

Assisti aos vídeos, Dos Sonhos aos Ares e Planeta Movido a Internet é Escravo da Tecnologia.
Esses dois vídeos nos mostram a evolução da tecnologia nos dias dias atuais, alertando para estarmos sempre atualizados nessa área.
Se fizermos uma análise dos primórdios até hoje, vemos essa grande evolução: aparelhos celular minúsculos mas com muitas funções, mp3 que armazenam muitas informações e muitos outros.
Com relação ao curso, fiquei muito feliz pois sinto grande necessidade desse conhecimento, já que trabalho numa sala de Apoio Especializada onde temos computadores e não me sinto capacitada na área tecnológica. Acredito então, que este curso vai me dar possibilidades de desenvolver um melhor trabalho.

Dulceneide Holanda

Anônimo disse...

Vídeo: "Do sonhos aos ares"
Olá Socorro!! O vídeo nos mostra ,as inúmeras tentativas e o sucesso da construção de um avião por Santos Dumont e claro!os avanços conquistados até os dia atuais,e como é importante e necessária essa evolução em nossas vidas,no nosso dia a dia..assim como: celulares,computadores,etc..
Temos como um grande avanço a informática.Nossa!!,"bendita informática"!!..que veio para nos deixar a cada dia mais surpresos com tantas descobertas que fazemos ao utiliza-la..É incrível a riqueza em termos de pesquisa,e como interagimos com as outras pessoas através dela..Sim!pois,
também a utilizo para mim comunicar..
Então,posso dizer a minha vida mudou completamente depois da informática..
Beijossssssssssssss
Benigna :-)

Unknown disse...

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

De acordo com o vídeo,compreendemos que a relação tecnologia e informática vem desde os primórdios;quando naquela época com tão poucos recursos tecnológicos Santos Dumont conseguiu voar. A partir do seu invento, mudar a vida de todos nós e consequentemente a tecnologia humana não parou mais de avançar. Dessa forma, essa evolução vem afetando muito nossas vidas modificando nossos hábitos, costumes e cultura em geral enquanto pessoa e profissionais que somos.
Assim sendo, por diversas vezes senti necessidade de acessar a internet para me informar sobre: notícias de jornais; cursos oferecidos à distância para professores e até mesmo para enriquecer minhas aulas, haja vista, que qualquer profissional (seja em qualquer área) que não tiver acesso as TICs, fica à margem desta sociedade da informação.

Anônimo disse...

A partir do esforço de Santos Dumont,daí então foi mudando radicalmente nossas vidas,vieram muitas mudanças desde o ferro de engomar até o computador,e estas mudanças vem acontecendo a cada dia. Essa evolução tem afetado nossas vidas,fomos aprendendo a conviver e não podemos mais viver sem essas evoluções. Hoje para tudo que viermos fazer na vida precisamos tomar conhecimento e tentar aprender. no meu trabalho eu tenho que buscar muito,pois quando comecei na TV ESCOLA era vídeo cassete,mais ao passar dos anos foi chegando nas minhas mãos, o DVD, tendo que aprender todos os passos para poder repassar para alunos e professores,e daí então eu vejo particularmente a necessidade cada dia está por dentro das tecnologias.
Eu tenho muita curiosidade e necessidade de me aperfeiçoar no mundo da internet,pois na área em que eu trabalho eu necessito de pesquisar os vídeos da TV ESCOLA. Por tanto eu quero e preciso aproveitar todos os passos em que as oportunidades vem me proporcionando,porque temos que estar por dentro das evoluções no nosso cotidiano.

Anônimo disse...

Semana a Distância Ativ. 01 Do Sonho aos Ares.O Video esclarece a evolução mundial mostrando que nos dias atuaisquase tudo depende da internet, esta evolução afetanosso cotidiano , quem não sabe usar as tecnologias sofre, somos analfabetos no uso dos computadores.A informática muda nosso dia a dia, tem capacidade de nos modificar para melhor, já que a internet está em tudo na nossa vida tanto profissional quanto pessoal, tenho ansiedade de aprender a usar a internet,para aprender é claro e me atualizar nas recnologias , em casa, na rua , no trabalho, etc.

Anônimo disse...

De acordo com a história abordada no vídeo, a tecnologia sempre
esteve presente no mundo moderno, embora tenha sido inovada no
decorrer do tempo, mais mesmo assim teve sua importância a cada
momento a qual fez parte. Porém não resta dúvida que a internet foi a
evolução tecnológica que veio para dar respaude as necessidades do
desenvolvimento do mundo glogalizado.

Anônimo disse...

o vídeo clip de Dumont nos incentiva a persistir nos nossos sonhos, pois a luta é diária e a cada dia surge novas descobertas, novos talentos e o que os motiva é a determinação. A busca pelos nossos objetivos. E a internet esta ai para nos auxiliar nessa caminhada.
um abraço!
Roseane.

Anônimo disse...

Mossoró, 04 de outubro de 2008.

Curso: Introdução a Educação Digital
Atividade nº 1
Reflexão sobre o vídeo dos sonhos aos ares e o texto da musica: O Planeta movido pela internet, é escravo da tecnologia.

O vídeo “ Do sonho aos ares”, mostrando cada etapa evolutiva do empenho de Santos Dumont até conseguir fazer voar a sua invenção, o aeroplano 14 Bis, o mais conhecido deles, bem como o vídeo da música: O planeta movido pela internet é escravo da tecnologia, interpretado pelos repentistas, Raimundo Nonato e Nonato Costa, nos faz refletir sobre o ritmo acelerado com que vem se modificando nossos hábitos de vida, decorrentes das novas tecnologias.
Podemos observar ao nosso redor, as vantagens que a modernidade nos oferece, e que aos poucos fomos absorvendo e tornando-as parte do nosso dia a dia.Durante muito tempo e até pouco tempo atrás, os aviões eram pequenos, barulhentos e sem muita segurança e menos rápidos dos que hoje são utilizados, tanto em vôos domésticos, como para transportes de cargas pesadas; até um dia desses, era comum o uso de máquina de datilografia, disco de vinil, TV com canais limitados(locais), correspondências enviadas pelo correio tradicional, telefones só com linhas fixas, e por ai se vai. Hoje no entanto, nos deparamos com a transmissão via satélite, para onde antenas potentes são direcionadas para a captação de sinais de todo o mundo, repassando os acontecimentos em tempo real. A telefonia celular, também é produto desse sistema de transmissão. Aparelhos modernos com inúmeras funções, são criados todos os dias para atender a demanda exigente do usuário.Os aparelhos minúsculos de MP3 e 4 com capacidade gigantesca de armazenamento de músicas, vídeos e arquivos de um modo geral, que você carrega para onde quiser.também faz parte dessa tecnologia Hoje além da transmissão de sinais de TV analógicos, temos também o sinal digital, ativo em algumas cidades. Os aparelhos de TV, também sofreram mudanças ao longo dos anos, hoje temos aparelhos com tela LCD e com receptor de sinais digitais, permitindo assim uma imagem de qualidade. Mas dentre essas tecnologias modernas, o computador, sem sombra de dúvidas tem se destacado. De início era lento e grande, hoje, micro e rápido, eles estão presentes na maioria dos aparelhos eletrônicos. Por facilitar o nosso dia adia, seja nas comunicações, na elaboração de textos, pesquisas, conversações, conferência virtuais, lazer, etc., cada vez mais tem sido usado por pessoas desde a mais tenra idade aos mais velhos. Tem crescido assustadoramente o número de pessoas que acessam a internet por tempo integral, mudando assim conceitos antigos, onde a TV era vista como uma vilã, pois conseguia manipular a atenção de toda família, cada qual ligado em seu programa preferido, e hoje o computador a supera, pois virou mania mundial estar ligado virtualmente, mas com uma diferença, na maioria das vezes o internauta pode participar e discute a informação recebida. O processo de interação na internet é fabuloso.
Particularmente falando, eu comecei a me valer dos recursos de informática por necessidade, mas aos poucos fui descobrindo a riqueza de conteúdo de pesquisa, oferecido através da internet, a facilidade e a velocidade em mandar e-mails e conversar com pessoas que estão distantes, ou seja, uma forma fácil de encurtar o tempo e as distâncias, enfim, hoje já não sei viver sem o computador e as vantagens que ele oferece. Profissionalmente estou ligada a ele, pois sou monitora do laboratório de informática.

Anônimo disse...

MOSSORÓ, 05/11/2008 ATIVIDADE 1

AVANÇO TECNOLÓGICO


Refletindo sobre o vídeo ¨Do sonho aos ares¨ podemos ter idéias da importãncia do quanto precisamos ser persistentes nos nossos afazeres, inclusive, estarmos cada vez mais comprometidos; só assim, podemos realizar algo benéfico ao que projetamos fazer.
Se não fosse a coragem, o comprometimento e a determinação do nosso saudoso Santos Dumont, talvez hoje, os avanços obtidos nas aeronaves atuais não tivesse tal proporção. Todavia, seus inventos impulsionaram as maravilhas aéreas do nosso tempo.



Canindé Santos

Anônimo disse...

Gízela Sousa disse...
O video Do sonho aos ares, nos mostra o incansável Santos Dumont nas inumeras tentativas de realizar seu sonho que era conseguir que sua máquina voar.
Santos Dumont não desistia de seus sonhos como todo brasileiro, motivado por seus objetivos , ele não sabia que estava dando um grande passo para a humanidade.
Assim, vejo que nós professores somsos um pouco de Santos Dumont, quando sonhamos com uma Educação de qualidade para todos.