sábado, 4 de outubro de 2008

II semana a distância - Atividade: Lendo e produzindo texto com o BrOffice Writer

Para desenvolver esta atividade, siga os seguintes passos: 1 Leia a introdução da p.80, os textos das páginas 148-152 e 164 a 168. 2 Reflita sobre as seguintes questões: a) Qual o papel do educador nesse contexto das novas tecnologias?b) De que forma as interações, possibilitadas pelas ferramentas da Internet (e-mail, bate-papo, fórum, lista de discussão, blog, sites de relacionamentos - MSN, Orkut e outros, podem afetar e modificar as relações entre alunos e professores?c) Como aproveitar o e-mail nas atividades pessoais e escolares?d) De que maneira os conhecimentos contruídos até agora podem ajudá-lo na execução de suas tarefas profissionais e melhorar a sua prática pedagógica?3 Depois de refletir, elabore um texto, socializando com seus colegas suas considerações pessoais. Para escrever seu relato, utilize o editor de texto BrOffice.org Writer. Salve seu texto na sua pasta, poste-o aqui e envie-o, como anexo, para o email do seu formador (msocorronte3@gmail.com).IMPORTANTE: Não esqueça de colocar seu nome nas atividades!
Abraços,
Socorro Oliveira

12 comentários:

Anônimo disse...

Mossoró, 25 de outubro de 2008.


Curso: Introdução à Educação Digital - NTE


Atividade II - Lendo e produzindo texto com o BrOffice

Ola Dulceneide!

Após uma breve leitura da apostila, pude observar, que Piaget estava coberto de razão quando afirmava que, “Para o individuo aprender era preciso interagir com o objeto ou com outros sujeitos”.
Com a chegada das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação, nas escolas, em se tratando principalmente do computador, seus aplicativos e os muitos recursos tecnológicos obtidos através da internet, mais do que nunca, nós educadores precisamos dessa interação, para conhecer e aprender a utilizá-las no nosso dia-a-dia. Assim como pra nós está sendo interessante esse contato, imagine para os nossos alunos. Por ser algo novo e prazeroso, a internet atrai o jovem, que quando não a tem em casa, vai para as Lan Houses. A princípio, através dos jogos e hoje, principalmente, nos sites de relacionamentos, bate-papos, lista de discussões, etc.. Com essa atividades freqüentes, nossos alunos dominam o manuseio dos computadores, e sem que percebam, envolvem-se num processo de aprendizagem. Por exemplo, sabemos o quanto são preguiçosos para redigirem textos, no entanto, fazem isso tranqüilamente ao trocarem e-mails, ao digitarem suas falas nas salas de bate-papo, ao mandarem recados no Orkut, blogs, enfim, há uma prática informal que leva a aprendizagem. Daí a importância em socializarmos essas novas tecnologias, para nos reaproximar dos nossos alunos, haja vista, o nosso vocabulário estar muito distante do vocabulário deles(rsrsrrs=risinhos, kkkkkk= gargalhadas, del=deletar, Ctrl+c= copiar, Ctrl+v=colar, ctz=certeza, vc=você).
Devemos levar em conta também, as grandes vantagens nas pesquisas feitas através dos sites de busca, como o Google, um dos mais procurados, jogos educativos e outras atividades mais, com objetivos pedagógicos.
Como se vê, temos muito caminho ainda pela frente, mas com certeza chegaremos lá!

Abraços, até a próxima aula!

Vanda Maria jacinto

Franzé Oliveira disse...

Oi amiga adorei seu blog. D uma olhada no meu e faça comentários. Gostaria de ler sua opinião. Ela é muito importante, viu.

Unknown disse...

Atividade II: Lendo e produzindo texto com BrOffice Writer

No decorrer da minha carreira de docente venho sempre trabalhando na perspectiva de superar desafios, pois quando se fala em EDUCAÇÃO, as dificuldades são inúmeras e cabe ao professor com o seu compromisso superá-las e/ou amenizá-las.
Nesse entendimento, compreendo que o papel do professor neste contexto das novas tecnologias é de propiciar,facilitar e/ou intermediar o acesso do aluno as TICs promovendo a inclusão digital dos mesmos com o intuito de possibilitar trabalhos coletivos, interativos e cooperativos favorecendo à construção de conhecimentos significativos e consequentemente a melhoria na qualidade dos processos ensino e aprendizagem.
Dessa forma, as interações possibilitadas pelas ferramentas da internet, facilitam a comunicação entre as pessoas distantes ou não, que se conhecem ou que compartilham interesses e necessitam socializar as informações e construir textos de forma cooperativa.Possibilitam também, o acesso à informações instantâneas, interagir com outras culturas,como também, aproveitar o e-mail para estudar, pesquisar,nos relacionar,nos informar, nos divertir, trabalhar, compartilhar e interagir.
Portanto, acredito que os conhecimentos adquiridos neste curso é de fundamental importância para a minha prática pedagógica porque está me fazendo refletir e ver o quanto eu tenho ainda o que avançar nesta área tão complexa e tão fascinadora.


Mossoró,27 de outubro de 2008.


Francisca Klébia Dantas Bezerra.

Anônimo disse...

Atividade II: Lendo e produzindo texto em BrOffice Writer

O papel do educador no contexto atual é utilizar as novas tecnologias para propiciar a inclusão digital,dinamizar as aulas e orientar os alunos a fazerem usos de forma correta das ferramentas da internet,visando a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem,aproveitando o e-mail para se comunicar,tirar dúvidas e até orientar ao mesmo tempo,bem como construir novas amizades,socializar,interagir e compartilhar os conhecimentos. amizades,socializar,interagir
Diante dessa realidade,seria hipócrita se dissesse que não aprendi nada estaria exagerando se falasse que aprendi tudo,no entanto,vale ressaltar que apesar das informações serem tantas,estou conseguindo assimilar os novos conhecimentos.


Luzimar Fernandes da Costa Brito.

Anônimo disse...

Caros educadores, quando falamos em tecnologia, falamos em avanços, em mundos e nos seres humanos, nesse ultimo podemos refletir sobre nossa existência, não no mundo real e nem no espiritual no qual não há paginas suficientes que possa esclarecer a menor das questões, vamos refletir sobre o mundo virtual, no qual irei relatar minhas verdades.
O que é? Como é? Como é lá? O mundo virtual. Vamos lá, fecharemos os olhos e imaginaremos um lugar; lugar esse que no qual usaremos apenas as mãos e os olhos para realizar varias tarefas em um curto espaço de tempo, tarefas essa que antes só é possível com mais recursos além de olhos e mãos. No virtual podemos andar no sentido de viajar, ir a lugares distantes sem sair do lugar, como países, cidades, lojas, festas e etc.
Nesse mundo podemos comprar qualquer coisa podemos pagar sem pegar em dinheiro, isso sem sair do lugar, você pode falar com os amigos e/ou familiares que estão em outras partes do mundo real, separados pela distancia, comunicação essa que é instantânea, e muito melhor que o velho telefone, pois no virtual você pode ver e falar com outra pessoa, e assim diminuir a saudade, com o conforto de não ter que viajar.
Um mundo imenso, que se pode dizer que é maior que nosso mundo real, e essa imensidão se da pela riqueza de suas informações, lá se pode conhecer tudo que queira, em qualquer língua em qualquer tempo, de “A” a “Z”é possível saber, sem esforço a resposta chegará a suas mãos ao alcance de seus olhos com um ou dois clik, sem volumes sem peso, ali no virtual.
Esse mundo só há um tempo o futuro ele nasceu, vive no futuro, um mundo difícil de acompanhar, mas que não devemos ficar para trás se não for ao lado que pelo menos logo a trás, próximo de suas belezas e praticidades.
Agora vamos abrir os olhos e ver que nossa existência é algo pequeno em relação ao nosso grandioso planeta, e como seria para o mundo virtual? Somos pequenos sim, mas ao contrario do mundo real, no virtual podemos comandar nosso caminhos, ver o que queremos ser o que não podemos e ir aonde quisermos, lá dominamos e não somos dominados, e com isso nos tornamos maior que o virtual onde só na imaginação de nós, seres humanos, que podemos conceber o infinito.

Anônimo disse...

A rapidez da internet no mundo é avassaladora, outras invenções, como: a lmapada, o telefone, o microondas, o carro levaram muitos anos, para a população mundial ter acesso, mas a net em apenas sete anos pegou de verdade. o nosso cuidado, como educadores é mostrar os seus benifícios e maleficios.

Anônimo disse...

O papel do educador no contexto das novas tecnologias é fundamental,
tendo em vista que com as ferramentas proporcionadas pela internet,
ele poderá inovar suas aulas deixando-as mais atrativas, ampliando, assim, os
conhecimentos do seu interesse. Além de auxiliar na
interação de trabalhos coletivos, como também possibilita aos seus
alunos a inclusão digital.

Anônimo disse...

Atividade II - Lendo e produzindo texto com o BrOffice

O papel do educador é está atualizado com essa tecnologia e os seus recursos, pois, nos dias de hoje dificilmente você encontra alguém que não conheça ,ou que nunca tenha feito uso do computador,principalmente os jovens; que o utilizam para diversas coisas,como:jogos,orkut,msn,etc...Então porque não aproveitar isso e usar de forma correta para melhorar a aprendizagem e compartilhar conhecimentos e informações!
Benigna

Anônimo disse...

MOSSORÓ 19 DE NOVEMBRO DE 2008
CURSO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL.

ATIVIDADE 2 PRODUÇÃO DE TEXTO.

Olá !!

Com base no texto lido pude observar a importância do computador, e como ele pode ajudar a criança à progredir no seu desenvolvimento acadêmico. Temos que concordar com Piaget quando ele diz que o indivíduo aprende na interação com o outro.
A tecnologia possibilita essa interação e facilita o aprendizado da criança abrindo novos horizontes. A internet funciona como um oceano mostrando imagens. Podemos encontrar em qualquer computador que esteja conectado na internet, independente de sua localização geográfica, são inúmeras as informações contidas, vários tipos de textos, imagens, animações que podem ser produzidas por qualquer pessoa, que tenha conhecimento de computação. A facilidade é tanta que existe até programas gratuitos para facilitar a vida do leitor, em outras línguas, sem falar que está sempre atualizado.
O professor tem que estar sempre atualizado para acompanhar o desenvolvimento tecnológico, para facilitar seu trabalho e interagir com os alunos que estão sempre bem informados. O google e outros sites, que dão possibilidades para fazermos pesquisas. Essa ferramenta incentiva e desenvolve professor x aluno.
Eu atualmente, trabalho na sala de apoio especializada SAPES e sinto necessidade desse conhecimento tecnológico especialmente para trabalhar com crianças que tenham paralisia cerebral.

Anônimo disse...

Atividade 2
Produção textual



Ao refletir sobre nossa aprendizagem, podemos observar que estamos inseridos num processo de construção e reconstrução onde os sistemas devem ter significados lógicos de cada indivíduo. E para que isso ocorra, precisamos interagir com os elementos do universo do aprender, essencialmente a tecnologia. Pois, no processo da aprendizagem podemos obter algumas ferramentas tecnológicas possibilitando a partilha do conhecimento e da informação.
Todavia, com o uso das tecnologias haveremos de evoluirmos, pois nossos alunos estão alguns passos à nossa frente por conviverem em lanhouse e entre eles, há uma relação cooperativa em que o seu aprendizado fluem espontaneamente, mas com a necessidade de intervenção do professor quando julgar necessário. Portanto, o uso das tecnologías na escola e o desempenho do educador defronte a essa atual realidade é importantíssmo o que fará acontecer uma interação a qual pode mudar as relações de aluno/professor e de professor/aluno.

Canindé Santos

Anônimo disse...

Gízela Sousa disse...
Lendo e produzindo texto com o Broffice.
Em todos esses anos de profissão na educação sempre tivemos dificuldades, faltas de compromisso do governantes com a educação, também de alguns profissionais, mas nunca desisti da minha profissão e dos meus objetivos.
Com a chegada da tecnologia nas escolas o professor deixou de ser transmissor de conhecimento e passou a ser colaborador junto com a tecnologia buscando superar desafios para melhorar a educação e com isso melhorar a qualidade do ensino.
Para os jovens essas novas tecnlogias não apresentam dificuldades , esse mundo da informatica os atrai de maneira que eles não vivem sem a informatica com isso ela passou a ser um grande aliado para A EDUCAÇÃO.

Anônimo disse...

Atividade 02
O papel do professor nos dias atuais – Lendo e Produzindo com BrofficeWriter

Oprofessor nos dias atuais necessita urgente modificar sua metodologia, comunicação... As inovações tecnológicas exigem estas transformações na nossa vida diária, no nosso trabalho, agindo desta forma melhor caminharemos e ensinaremos nossos alunos. Nosso papel como educador é tirarmos dúvidas e aprendermos com os educandos como trabalhar e aprender estas NOVAS TECNOLOGIAS.